Press "Enter" to skip to content

O que é a toxina botulínica A?

A toxina botulínica A é uma neurotoxina (toxina nervosa) secretada e purificada por uma bactéria chamada Clostridium botulinum.

Para que é utilizada a toxina botulínica A?

A toxina botulínica A é uma substância única que pode fazer os músculos relaxarem durante meses. É usado principalmente para tratar rugas faciais.
Acesse e saiba mais sobre toxinas botulínicas tipo A em Vitaclin

A maioria dos tratamentos em dermatologia corretiva estética inclui rugas na testa, pés de galinha e outras áreas faciais, dependendo do treinamento e da experiência do médico.
Outro campo é o tratamento da atividade excessiva das glândulas sudoríparas nas axilas, mãos e pés.

Desde quando a toxina botulínica A é usada?

Mais de 20 anos atrás, Carruthers e Carruthers descreveram pela primeira vez o uso da toxina botulínica A para tratar rugas de expressão. O uso da toxina botulínica A para fins estéticos revolucionou e expandiu significativamente a gama de tratamentos em dermatologia estética e medicina estética como um todo.

Como funciona a toxina botulínica A?

Devido ao bloqueio irreversível da transmissão do sinal entre o nervo e o músculo, o músculo afrouxa e as áreas da pele que causam rugas são suavizadas. O efeito dura até que uma nova placa de transmissão de sinal se forme entre o nervo e o músculo. Dependendo da sua idade, isso leva cerca de 3-6 meses.

Com que rapidez a toxina botulínica A atua?

O primeiro efeito pode ser observado após 24-48 horas, o efeito máximo pode ser esperado após 3-10 dias.

Quanto tempo dura a toxina botulínica A?

A experiência tem demonstrado que a duração de ação para o tratamento dos “pés de galinha” é de aproximadamente 3 meses, para as rugas da testa de 3-4 meses. Se as glândulas sudoríparas forem bloqueadas, o resultado dura até 9 meses.

Como isso a toxina botulínica é usada?

A toxina botulínica na forma concentrada é injetada gota a gota com agulhas muito finas através da pele diretamente no músculo, que após receber a toxina relaxa. Vários pontos são necessários, dependendo do formato das dobras.

Quais são os efeitos colaterais da toxina botulínica A?

Como qualquer medicamento, a toxina botulínica A apresenta efeitos colaterais. Em dermatologia, é usado em quantidades biológicas muito pequenas e, portanto, pode ser descrito como tendo poucos efeitos colaterais. Dor de cabeça ou vermelhidão no local da punção após a injeção são raros.

Uma pequena veia da pele também pode ser afetada durante a injeção, o que deixa uma contusão por alguns dias, mas que desaparece e alguns dias. Os sintomas semelhantes aos da gripe são muito raros e desaparecem após alguns dias. Com a técnica de injeção correta, os efeitos colaterais geralmente não são esperados.

Quem não deve receber a toxina botulínica A?

Existem algumas doenças hereditárias do grupo da distrofia muscular para as quais a toxina botulínica não deve ser administrada: miastenia gravis, síndrome de Eaton-Lambert ou esclerose lateral amiotrófica. Da mesma forma, não deve ser usado se houver evidências de hipersensibilidade a algum dos componentes, durante a gravidez ou a amamentação.

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *